Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

C A M P E Õ E S

Photobucket
GINÁSIO FIGUEIRENSE 61 - 52 BENFICA
Quando às 15h30 chegámos ao Pavilhão-Sede do Seixal, já a equipa do Benfica evoluía em campo, em exercícios de aquecimento, revelando grande ansiedade e receio em relação ao adversário "desconhecido" que iria defrontar. Enquanto isso, os nossos atletas, sem se intimidarem cumpriam os "timings" habituais de preparação para o jogo, com grande confiança e responsabilidade, percebendo desde logo, que a chave para esse confronto, estaria na exploração desse estado de ansiedade do adversário. Se no 1º período, o equilíbrio foi uma constante, os 2º e 3º (28-14) lançaram o caos nas hostes benfiquistas que, sem atigirem a liderança, demonstravam grande nervosismo, em contraste com a serenidade e lucidez dos ginasistas que, paulatinamente e com todo o mérito, construiram uma vitória justíssima, perante os "gigantes" encarnados. Apesar dos "afundanços" de todas as formas e feitios, efectuados no aquecimento, os benfiquistas não demonstraram argumentos para contrariar a forma autoritária como a equipa do Ginásio se impôs em campo.
1º Período 16-18 2º Período 15-9 3º Período 13-5 4º Período 17-20 Atletas convocados:
Fernando Rolo; Alexandre Tiago; João Simões; Pedro Marques; Duarte Cardoso; André Carvalho; Gonçalo Miguéis; João Soares; Pedro Campos; João Terêncio; Miguel Lemos; Nuno Bonfim.
Photobucket
GINÁSIO FIGUEIRENSE 69 - 45 S C VASCO DA GAMA
Os Ginasistas conheciam bem o seu adversário e a sua forma aguerrida de abordar o jogo, fazendo da agressividade, nos limites da violência e provocação constante, as suas grandes armas. Muito efusivos na comemoração de lances bem delineados, mas também algo indisciplinados, quando tal não sucedia. A estratégia passava, até porque possuíam o melhor poste e ressaltador, por seleccionar bem os lançamentos no ataque e "emparedar" defensivamente o "tal gigante", por forma a que nenhuma bola lhe chegasse às mãos facilmente, o que permitiu a gestão do marcador, em vantagem. Se o equilibrio foi a nota dominante nos 3 períodos iniciais, a disciplina tactica dos figueirenses, não permitiu a ultrapassagem no marcador, colocando cada vez mais pressão e nervosismo no adversário que, como era de prever, enveredou pelo pior caminho, o das faltas anti-desportivas, altamente penalizantes, empurrando o Ginásio para um parcial de 24-5, no último período e o consequente dilatar do marcador, até à vantagem "sem espinhas", de 24 pontos.
1º Período 18-11 2º Período 16-17 3º Período 11-12 Período 24-5
Atletas convocados:
Fernando Rolo; Alexandre Tiago; João Simões; Pedro Marques; Duarte Cardoso; André Carvalho; Gonçalo Miguéis; João Soares; Pedro Campos; João Terêncio; Miguel Lemos; Nuno Bonfim.
Photobucket
GINÁSIO FIGUEIRENSE 73 - 47 SEIXAL FC
Face aos resultados anteriores, o Ginásio iniciava a partida a vencer já por 8-0, mas os seus atletas, uma vez mais e de uma forma responsável e inequívoca, nem queriam falar dessa vantagem. Só a vitória e o pleno os satisfazia completamente e esta é, sem dúvida, a melhor forma de provar o seu grau de competitividade. Por vezes, na ansia de se preservar uma pequena vantagem, a derrota surge por números ainda mais expressivos. Foi mais uma demonstração de ambição, carácter e vontade dos nossos atletas. Souberam manter o controlo emocional e no marcador, anulando qualquer tentativa adversária de acelerar o jogo, por forma a recuperar a referida desvantagem. Ao intervalo o Ginásio vencia por 3 pontos, aumentado para 8 no 3º período. No último, um parcial de 22-4, arrumou completamente a questão, um verdadeiro recital defensivo e ofensivo, não deixando ninguém indiferente quanto às potencialidades demonstradas por estes jovens atletas, reconhecidas por todos os treinadores presentes em campo e nas bancadas. Por fim, mas não em último, uma enorme palavra de apreço não só aos pais, inexcedíveis no apoio constante, mas também a todos os Ginasistas presentes, que com a sua força animaram de forma calorosa a sua equipa. Aos elementos ligados ao Seixal e organização, que nos receberam e trataram da melhor forma possível, os nossos agradecimentos. De negativo, o facto de a F.P.B. não ter dado a importância devida às estatísticas dos jogos. Em qualquer final distrital isso já acontece. Sendo este evento um marco na carreira desportiva destes jovens atletas, faltaram a escolha do MVP, do cinco ideal e melhor ressaltador que, estamos convictos incluiria 2 ou 3 atletas figueirenses.
1º Período 14-13 2º Período 21-19 3º Período 16-11 Período 22-4
Atletas convocados:
Fernando Rolo; João Ricardo; João Simões; Pedro Marques; Duarte Cardoso; André Carvalho; Gonçalo Miguéis; João Soares; Pedro Campos; João Terêncio; Miguel Lemos; Nuno Bonfim.