Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

CAMPEONATO DA PROLIGA

Emoção na Figueira
Ginásio supera Esgueira na Proliga   76 X 67

Na luta pelos lugares cimeiros do campeonato da Proliga, o Casino Ginásio aproveitou bem o factor casa para levar de vencida a equipa do Esgueira/OLI, por 76-67. O domínio do encontro foi repartido, com várias mudanças no comando do marcador. Embora tenha entrado a perder no decisivo período, o conjunto da Figueira da Foz, com um convincente último quarto (24-11), garantiu a vitória que faz com que, caso vença o jogo que tem a menos, ultrapasse o seu adversário.
Na procura da melhor posição possível tendo em vista já o final da fase regular, a equipa do Ginásio conseguiu bater um adversário direto na luta pelos lugares da frente da tabela classificativa.
Um jogo emocionante, com a incerteza no comando, e que a cada período que passava conhecia um novo líder. No final do 1º período os visitantes venciam por 19-14, uma vantagem que se dissipou até ao intervalo, com a equipa da casa a recolher aos balneários na frente do marcador (37-31).
O descanso fez bem à equipa liderada por Pedro Costa, já que no recomeço da etapa complementar, e depois de um quarto muito favorável (25-15), o Esgueira dava a volta ao marcador, colocando-se numa posição mais favorável para tentar vencer o encontro (56-52).
A vantagem era curta, mas a superioridade exibida pelo conjunto da Figueira da Foz nos últimos 10 minutos (24-11), fez com que fossem os visitados a festejar no final do encontro.
O internacional Marco Gonçalves, MVP do jogo com 38 de valorização, voltou a registar um duplo-duplo (19 pontos e 21 ressaltos) de grande qualidade, impressionando de sobremaneira pelo domínio revelado na luta das tabelas. O jovem Pedro Marques (13 pontos, 3 assistências e 2 ressaltos), muito eficaz neste jogo (3/4 de 3 pontos), tem demonstrado que pode ser uma mais-valia para a equipa, e Joaquim Soares (13 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências) foi um complemento importante ao jogo interior do Ginásio.
O Esgueira nunca desistiu de lutar pela vitória, foi capaz de dar a volta ao resultado, mas os triplos conseguidos pelas duas equipas acabaria por fazer a diferença (mais quatro (10) convertidos pelo Ginásio). Renato Loio (15 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos) voltou a ser o melhor marcador da equipa, logo seguido por António Gaioso autor de 13 pontos e 8 ressaltos.


FONTE: Portal FPB