A Taça distrital de sub-16 masculinos foi a última de uma série de quatro pontos altos destinados aos escalões de formação da Associação de Basquetebol de Coimbra. Com organização partilhada entre o Ginásio Figueirense (1º no Campeonato Distrital) e a ABC, foi a única destas provas em que não houve estatística, dada a impossibilidade da equipa anfitriã de assegurar os meios necessários. Como o importante são os jogos, o entusiasmo e entrega dos atletas e treinadores tudo correu bem, num fim-de-semana de desafio para muitos e de consagração para o Ginásio. Com uma equipa muito mais forte que os seus adversários, não foi difícil alcançar o título no final.
No primeiro jogo o Ginásio superou facilmente a oposição da Academia, que procurou dignificar a prova e lutar pelo sucesso em cada posso de bole, apesar do desequilíbrio evidente. Igualmente os atletas do Ginásio trabalharam para merecer a vitória alcançada respeitando um adversário de nível competitivo inferior. De seguida defrontaram-se o Basquete de Cantanhede e o Olivais, no único jogo equilibrado da prova. A indecisão do vencedor verificou-se até aos últimos segundos com o Cantanhede a ser mais feliz, a vitória teria cabido bem a qualquer uma das equipas.
A 2ª jornada começou com o jogo que atribuiu o 3º e 4º lugar. Aqui o Olivais superou a Academia por 72 x 50, sem desprimor para os vencidos que procuraram ainda dar a volta ao resultado e conseguiram assustar o adversário já durante o 4º período.
Mais uma vez esteve presente a sportflash que fez a cobertura fotográfica do evento, tendo oferecido um quadro a cada equipa participante. São da sportflash as fotos que acompanham esta notícia.
Equipa Vencedor da 1ª Taça Distrital – GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE
Prémio Concurso de Lances Livres
1º Class. Daniel Simões (BCC)
2º Class. André Silva (Ginásio)
3º Class. Nuno Brito (Olivais)
Prémio jogador Mais Valioso
Diogo Araújo ( Ginásio )
(mais votado pelos treinadores)
5 IDEAL (votação dos treinadores)
Pedro Mendes (Academia)
Nuno Brito (Olivais)
Filipe Frazão (Cantanhede)
André Mendes (Ginásio)
Diogo Araújo (Ginásio)