No Domingo, a equipa de Sub-14 do Ginásio deslocou-se a Aveiro para defrontar o Esgueira. Tratava-se do jogo relativo à penúltima jornada da 1ª Fase da Taça Nacional da categoria e que podia decidir, como veio a acontecer, o 1º e o 2º classificados do grupo.
Entraram melhor os ginasistas na partida com uma defesa muito agressiva e jogando muito concentrados no ataque, chegando ao final do 1º período com uma vantagem de 16 pontos. No 2º período a bem organizada equipa do Esgueira conseguiu equilibrar a partida através de alguma superioridade na zona perto do cesto, reduzindo para 11 pontos a diferença do marcador à ida para o descanso.
No início da segunda parte a equipa da casa continuou com algum ascendente na partida e a criar muitas dificuldades à equipa do Ginásio, chegando mesmo a ameaçar conseguir a reviravolta no marcador.
No entanto, no derradeiro período do jogo, a malta do “Vai d’Arrinca” voltou a jogar ao seu melhor nível, arrancando uma exibição muito agradável, assente numa defesa muito agressiva e concentrada e numa prestação ofensiva reveladora de um crescente e desejável colectivismo.
Parabéns à equipa do Esgueira, por um lado pela excelente organização demonstrada mas principalmente pela forma correcta como os seus jovens disputaram a partida e, por outro lado, pelo apuramento para a fase seguinte da prova. Esta foi a equipa que mais dificuldades criou ao Ginásio nas partidas disputadas, embora os resultados possam querer demonstrar o contrário.
A equipa do Ginásio fecha esta fase com a recepção ao Gumirães no dia 13 de Março, pelas 15 horas, no Galamba Marques.
Parciais: 6-22; 21-16; 13-10; 13-25 Ao intervalo: 27-38
Resultado final: Esgueira 53 x 73 Ginásio
Jogadores utilizados: Alexandre Gonçalves (5), Alberto Teixeira (17), Luís Carmelo, André Silva (8), Pedro Cecílio, Daniel Branco (4), Tiago Antunes (4), Iuri Sá (2), Diogo Araújo (19), Francisco Abreu (8), Tiago Gil (8) e José Dias.