Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2010

Torneio Superminis12 - Olivais

Hoje de manhã, participação de 2 equipas no Torneio organizado pelo Olivais.
Destaque para a estreia das minis 12 femininas!
Pelas fotografias dá para ver que todos se divertiram.
Obrigado à mamã Pires por ter enviado as fotos.

Torneio Superminis12 - Galamba Marques

Que pena não se terem realizado todos os jogos agendados!
Durante a primeira jornada e após muitos trambolhões, alguns deles bem aparatosos, os treinadores em unanimidade consideraram que não estavam reunidas as condições mínimas de segurança.
Efectivamente a manhã de sábado esteve com uma humidade acima do normal e o piso escorregava bastante.
Em tudo o caso, ainda houve tempo para realizar alguns concursos de lançamentos, bem animados por sinal!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Todos a Apoiar

Este Sábado vão ter lugar 2 jogos importantes para as nossas equipas de Sub 16 e Sub 18.
Importantes porque podem decidir o local da realização da Fase Final dos dois escalões!
Às 16h30, no Pavilhão da P.T. em Coimbra, os nossos Sub 16 vão defrontar a equipa da casa. Recorde-se que na 1ª volta a nossa equipa perdeu por 3pts!
Às 18h30, no Galamba Marques, os nossos Sub 18 vão jogar também contra a P.T. Na 1ª volta a nossa equipa ganhou por 3pts em Coimbra.
Boa sorte e APOIO TOTAL para os nossos jovens!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Convívios de Minibasquete este fim de semana

Sábado, 16 de Janeiro
Domingo, 17 de Janeiro
Minis 10 - Convívio do Sporting Figueirense, Pav. EB2,3 Drº João de Barros:
10:00 - Campo 1 - Sp.Fig. x Ginásio
10:30 - Campo 2 - Ginásio x CIM
11:00 - Campo 2 - Olivais x Ginásio
12:00 - Distribuição dos selos e Foto Colectiva
Minis 12 masc. e Minis 12 fem. - Convívio do Olivais F.C., Pav. Engº Augusto Correia:
09:30
Campo 2 - AAC (mx) x Ginásio (masc.)
Campo 3 - AAC (fem.) x Ginásio (fem.)
10:10
Campo 1 - Olivais (mx) x Ginásio (fem.)
Campo 3 - Ginásio (masc.) x AAC (fem.)
10:50
Campo 1 - Olivais (mx) x Ginásio (masc.)
Campo 2 - AAC (mx) x Ginásio (fem.)
Todas as equipas devem apresentar-se 30 minutos antes do início do 1º jogo!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Campeonato Distrital de Sub18, 2ª Fase

Jornada dupla na abertura do novo ano

8ª Jornada

Ginásio Figueirense 89 X 43 Sampaense

A nossa equipa de Juniores B recebeu no passado Sábado, o Sampaense Basket, tendo vencido por 89-43. Jogo fácil perante um adversário que, mais uma vez se apresentou sem argumentos para contrariar o jogo mais organizado do Ginásio.

1º Período: 22-9

2º Período: 23-11

3º Período: 18-15

4º Período: 26-8

Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Rodrigo Aroso (3), Gonçalo Neto (2), Daniel Pires (3), André Figueiredo (11), Ricardo Rosa (28), Gonçalo Argel (12), Ruben Carvalho (10), André Rodrigues (5), Nuno Pereira (13) e André Silva (2).

9ª Jornada

Lousanense 44 X 63 Ginásio Figueirense

No Domingo os Sub18 deslocaram-se à Lousã para realizar o penúltimo jogo desta fase, levando de vencida a equipa local, Lousanense, por 44-63, com 15-39 ao intervalo. Os primeiros 10 minutos ficaram marcados por um bom desempenho da equipa do ginásio que, com base numa boa agressividade ao nível do ressalto defensivo, criou várias situações de contra ataque, permitindo terminar o primeiro período com 20 pontos de vantagem. Na segunda parte a equipa do ginásio perdeu concentração e rigor no seu jogo, tanto ofensivo como defensivo. Na verdade, o ginásio protagonizou uma segunda parte sem grande relevância, não perdendo contudo o controlo do jogo.

1º Período: 25-5

2º Período: 14-10

3º Período: 13-14

4º Período: 11-15

Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada (4), Rodrigo Aroso, Gonçalo Neto (4), Daniel Pires (5), André Figueiredo (14), Ricardo Rosa (12), Gonçalo Argel (2), Ruben Carvalho (7), André Rodrigues, Nuno Pereira (10) e André Silva (5).

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Calendário 2010

Já se encontram em distribuição os calendários do Ginásio para 2010, iniciativa que se vem repetindo com o apoio da Offsetarte e design do artista gráfico Rui Duque, o ginasista que há anos colabora nas nossas edições com inegável qualidade e criatividade.
Podem ser solicitados na Secretaria (Pavilhão Galamba Marques), Piscina e Centro Náutico, bem como nos estabelecimentos comerciais da cidade que habitualmente nos apoiam na distribuição de propaganda.

X Memorial Mário Lemos

Mangualde, terra natal do Prof. Mário Lemos acolhe a 10ª Edição do Memorial que vai decorrer no fim-de-semana de 15, 16 e 17 de Janeiro. Esta edição conta com uma inovação e os participantes vão apresentar um pequeno espectáculo de interacção com o publico que quiser comparecer pelas 21.00 horas do dia 16 de Janeiro no Auditório da Biblioteca Municipal.
Delegações constituídas por um treinador ou treinadora e quatro minis dois, rapazes e duas raparigas vão participar no próximo fim-de-semana no Memorial Prof. Mário Lemos. Este momento alto do minibásquete tem decorrido sempre de dois em dois anos em Mangualde. Este ano, para além das delegações de Mangualde, vão estar presentes delegações vindas do Alentejo, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. O programa que inclui, jogos, concursos, actividades lúdicas tem os seus momentos altos na Mini-Gala de Sábado à noite e no Torneio de Minibásquete no Pavilhão Municipal no Domingo de Manhã.
(retirado do site F.P.B.)
Os "nossos" atletas Bruna Lemos e Luís Carmelo vão lá estar. Aproveitem porque estas acções são muito divertidas e enriquecedoras.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

XV Torneio Nacional Sub 14 - 1ª Fase Centro

A nossa equipa de Sub 14 A iniciou a sua participação nesta 1ª fase do XV Torneio Nacional com uma vitória folgada frente à frágil formação do Clube Camões (Gouveia).
Atletas convocados:
João Gonçalves
Alberto Teixeira
André Mendes
André Silva
Bernardo Neves
Gonçalo Dias
Tiago Antunes
Marcelo Santos
Diogo Araújo
Bruno Marques
Guilherme Santos
Eduardo Henriques.
No próximo Domingo avizinha-se um jogo bem mais difícil frente à Oliveirense, 2º classificado do Distrito de Aveiro.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Torneio dos Reis - Minis 12

Esta foi a nossa delegação que participou este Sábado no Torneio dos Reis, organizado pela AAC.
Pelo que já conseguimos apurar, as partidas foram bem emotivas e equilibradas. Parabéns aos organizadores e obrigado pelo convite.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cartaz dos Jogos "em Casa"

Sábado, 9 de Janeiro
11:00 - Sub 18 x Sampaense
16:00 - Casino Figueira/Ginásio x Sampaense
Domingo, 10 de Janeiro
15:00 - Sub 14 A x Colégio Camões

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Minis 12

As inscrições estão a decorrer com a seccionista Ana Paula Ângelo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

No sentido de tornar este espaço de informação cada vez mais abrangente e interactivo, vamos divulgar o nosso endereço de Email, para que todos os nossos leitores possam enviar informações, fotografias, histórias, comentários...
Desta forma, vamos seguramente conseguir uma maior cobertura noticiosa de todos os eventos em que os nossos atletas participam.
Agradecemos a vossa colaboração.
ginasiobasquetebol@gmail.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Selecção Nacional Sub-15 Masc.

Conforme anteriormente noticiamos, durante a paragem de natal o "nosso" Pedro Marques (o nº 7 da foto) participou nos trabalhos de Selecção Nacional. Ao que conseguimos apurar, teve uma participação activa no Torneio de Arroyo, com muitos minutos de jogo.
Aqui fica a notícia retirada do site da F.P.B. :
Torneio de Arroyo / Espanha
A mais jovem selecção masculina portuguesa participou entre os dias 26 e 29 de Dezembro num torneio em Espanha. Foi a primeira representação destes jogadores com as " cores nacionais "; os atletas portugueses, mais novos que os seus adversários, têm idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos,
Resultados da equipa portuguesa: Portugal 85-49 La Flecha Portugal 50-53 Estudiantes Portugal 59-53 Valladolid Portugal 56-79 Cajasol

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

V Torneio Internacional "Cidade da Gafanha da Nazaré"

Participação importante nesta V edição do Torneio da Gafanha, aproveitando ao máximo para "medir forças" com equipas de outros contextos e realidades.
Nos jogos mais difíceis (F.C. Porto e 6 do Nadal) sempre fomos conseguindo equilibrar o resultado até ao intervalo mas com o 3º período a revelar-se penoso!
Contra a equipa da casa, jogo desequilibrado a nosso favor, frente a uma equipa bastante jovem e que tem na sua constituição muitos minis!
Resultados:
Ginásio 32-49 F.C. Porto
Ginásio 27-55 6 do Nadal
Gafanha 8-87 Ginásio
Em actividade paralela ao Torneio realizou-se um concurso de Lançamentos de 3pts, saindo como vencedor o "nosso" Eduardo Henriques (o nº 4 da Foto).
Parabéns à organização! Estamos muito gratos pelo convite. Não se esqueçam de nós para a próxima edição!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fim de Ano

O Ginasiobasquetebol deseja a todos um 2010 cheio de SAÚDE, FELICIDADE e SUCESSOS (Desportivos, Académicos e Profissionais)!

Estágio de Aperfeiçoamento Técnico

Chegou ao fim este Estágio de Aperfeiçoamento Técnico.
Foram 4 dias em que houve a possibilidade de contar com condições únicas de trabalho - 8 tabelas, 5 treinadores presentes, treinos bi-diários, 2 horas por sessão.
Foi fácil perceber que esta acção se traduziu em êxito, nomeadamente ao apreciar a aplicação e empenho demonstrada pelos nossos atletas e observando os progressos visíveis após cada sessão que todos revelaram.
Para o sucesso desta iniciativa foi fundamental o compromisso dos jogadores (levantar em tempo de férias bem cedo não é fácil!), a disponibilidade dos pais para os trazerem ao pavilhão logo pela manhã e o profissionalismo dos treinadores.
Ficou clara uma ideia, temos de repetir esta iniciativa!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Festa de Natal do Basquetebol 09

Foi assim a nossa confraternização de Natal.
Participação entusiasmada dos nossos atletas (dos mais pequenitos aos mais graúdos) em Concursos de 3 pts e do Elimina.
Para o final, a esperada troca de prendas e Lanche!
Entre Jogadores, Treinadores, Seccionistas, Directores e Familiares, estiveram presentes cerca de 200 pessoas.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um Santo Natal para todos os nossos atletas e seus familiares, treinadores, seccionistas, leitores e amigos.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Campeonato Distrital de Sub18, 2ª Fase

6ª Jornada

Ginásio 82 X 39 Académica

Na sua deslocação a Coimbra, os Juniores do Ginásio venceram a Académica por 82-39.

A nossa equipa cedo marcou a diferença, perante um adversário frágil e com poucos argumentos, permitindo desta forma, a utilização de todo o plantel.

1º Período: 27-13

2º Período: 24-9

3º Período: 14-6

4º Período: 17-11

Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves (2), Ricardo Granada, Rodrigo Aroso (4), Gonçalo Neto (4), Daniel Pires (2), André Figueiredo (9), Ricardo Rosa (19), Gonçalo Argel (8), Rúben Carvalho (15), André Rodrigues (4), Nuno Pereira (15) e André Silva.

7ª Jornada

Olivais 61 X 73 Ginásio

Depois de uma primeira parte totalmente dominada pela equipa do ginásio, que ao intervalo vencia por 52-32, os locais conseguiram aproximar-se no marcador, impondo-se mesmo no último quarto do jogo. A vantagem dos nossos jovens, que no final do 3º período se cifrava em 19 pontos, foi determinante para o resultado final, não obstante a reacção dos locais, que venceram o derradeiro quarto por 17-10, fixando a diferença final em 12 pontos. Com esta vitória, os nossos juniores continuam na liderança contando por vitórias os jogos disputados.

1º Período: 17-21

2º Período: 15-31

3º Período: 12-11

4º Período: 17-10

Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Rodrigo Aroso, Gonçalo Neto (10), Daniel Pires, André Figueiredo (1), Ricardo Rosa (20), Gonçalo Argel (1), Rúben Carvalho (13), André Rodrigues, Nuno Pereira (20) e André Silva (8).

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Trabalhos de Selecção

São 9 os atletas do Ginásio envolvidos em trabalhos de Selecção.
Bom trabalho para estes estágios!

Minis 10 no convívio do Olivais - 20 Dez.

Apesar de algumas baixas de última hora (relacionadas com a Gripe), sempre foi possível estar presente com uma comitiva bem disposta e que soube representar o emblema do Ginásio!

Campeonato Distrital de Sub16

GINÁSIO 47 - 49 OLIVAIS
"Em jogo a contar para o Distrital de Coimbra, o Olivais venceu e bem, o Ginásio no Galamba Marques, por 47-49 com 24-25 ao intervalo.
Partida emotiva, com algum domínio dos visitantes na 1ª parte. Na 2ª metade os Ginasistas colocaram-se várias vezes na dianteira, sempre por margem escassa, aumentando a dúvida quanto ao vencedor, até final.
O Olivais, com alguma sorte à mistura e fruto de uma defesa zonal que dificultou a normal lucidez dos nossos atletas, acabou por vencer justamente e com todo o mérito."
Atletas convocados:
Fernando Rolo (11); Pedro Mota; João Simões; Pedro Marques (10); Duarte Cardoso; André Carvalho (7); Gonçalo Miguéis (14); Alexandre Tiago (2); Pedro Campos; João Terêncio (3) Miguel Lemos; Tiago Braz.

Fase Final Sub14 Masc.

PARABÉNS!
Avizinham-se desafios mais exigentes!
Continuação de bom trabalho!
RESULTADOS:
5ª Jornada
B C Cantanhede 34 - 40 Olivais Coimbra-A 20/12/2009
Ginásio Figueirense-A 83 - 14 Telecom Coimbra 20/12/2009
Sampaense Basket 24 - 40 Académica-A 20/12/2009
4ª Jornada
Telecom Coimbra 34 - 45 Sampaense Basket 19/12/2009
Académica-A 47 - 44 B C Cantanhede 19/12/2009
Olivais Coimbra-A 31 - 45 Ginásio Figueirense-A 19/12/2009
3ª Jornada
Telecom Coimbra 46 - 71 Olivais Coimbra-A 19/12/2009
Sampaense Basket 34 - 50 B C Cantanhede 19/12/2009
Ginásio Figueirense-A 65 - 38 Académica-A 19/12/2009
2ª Jornada
B C Cantanhede 33 - 64 Ginásio Figueirense-A 13/12/2009
Sampaense Basket 27 - 48 Olivais Coimbra-A 13/12/2009
Académica-A 65 - 29 Telecom Coimbra 13/12/2009
1ª Jornada
Olivais Coimbra-A 42 - 37 Académica-A 13/12/2009
Ginásio Figueirense-A 94 - 32 Sampaense Basket 13/12/2009
Telecom Coimbra 32 - 58 B C Cantanhede 13/12/2009
Classificação Final:
Equipa J V D Pts
1º Ginásio Figueirense-A 5 5 0 10
2º Olivais Coimbra-A 5 4 1 9
3º Académica-A 5 3 2 8
4º B C Cantanhede 5 2 3 7
5º Sampaense Basket 5 1 4 6
6º Telecom Coimbra 5 0 5 5

sábado, 19 de dezembro de 2009

Fase Final Sub14 Masc.

Dois jogos que se previam difíceis (AAC e Olivais), duas vitórias saborosas!
Uma boa noite de sono e recuperar bem para o jogo de amanhã frente à P.T.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Fase Final Sub14 Masc.

Está tudo a postos para a realização da 3ª, 4ª e 5ª jornada desta Fase Final de Sub 14.
Calendário dos Jogos:

19 Dezembro

3ª jornada

09:30 - P.T. x Olivais

10:45 - Ginásio x AAC

12:00 - Sampaense x BCC

4ª jornada

15:15 - Olivais x Ginásio

16:30 - AAC x BCC

17:45 - P.T. x Sampaense

20 Dezembro

5ª jornada

09:30 - BCC x Olivais

10:45 - Sampaense x AAC

12:00 - Ginásio x PT

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Festa de Natal do Basquetebol

Estágio de Aperfeiçoamento Técnico

Com o objectivo de melhorar as competências técnicas dos jogadores das nossas equipas de formação, terá lugar durante o período de FÉRIAS DE NATAL, com o seguinte horário:

De 28 a 31 de Dezembro:

09:00 - 11:00 e 15:00 - 17:00

Inscreve-te junto do teu treinador!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Camp. Dist. Sub14, Divisão 2

Jogo que colocou frente-a-frente as equipas B do Ginásio e do Olivais.
Vitória esclarecedora dos nossos rapazes, que durante o jogo conseguiram aplicar os princípios do Contra Ataque bastantes vezes. Na defesa foram capazes de ser agressivos a fechar as linhas de passe e o jogo foi ficando mais fácil.
Um obrigado ao "nosso" Garcia que mais uma vez teve de fazer de Árbitro, com um desempenho de grande nível.
Resultado Final:
Ginásio B 84-29 Olivais B

domingo, 13 de dezembro de 2009

Fase Final Sub14 Masc.

Resultados:
1ª jornada
Olivais 42-37 AAC
P.T. 32-58 BCC
Ginásio 94-32 Sampaense
2ª jornada
AAC 65-29 P.T
Olivais 48-27 Sampaense
Ginásio 64-33 BCC

Campeonato Distrital de Sub18, 2ª Fase - 5ª Jornada

PT Coimbra 66 X 69 Ginásio

Na luta pela liderança da tabela classificativa, os nossos juniores conseguiram uma importante vitória, em Coimbra, ao derrotar a PT Coimbra, por 69-66. Com este resultado a equipa figueirense conta por vitórias todos os jogos disputados na primeira volta desta fase.

Depois de uma primeira parte muito equilibrada, o intervalo chegou com as duas equipas separadas por apenas 1 ponto (35-34), favorável à equipa da casa. Na segunda metade manteve-se o equilíbrio até final da partida, decidindo-se o jogo, para a equipa figueirense, apenas no minuto final.

Boa prestação de ambas as equipas, num jogo de grandes emoções, impróprio para cardíacos.

1º Período: 17-20

2º Período: 18-14

3º Período: 17-17

4º Período: 14-18

Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Rodrigo Aroso, Gonçalo Neto (9), Daniel Pires, André Figueiredo, Ricardo Rosa (25), Gonçalo Argel, Rúben Carvalho (8), André Rodrigues, Nuno Pereira (18) e André Silva (9).

Torneio de Natal - Minis 8

Que grande manhã de minibasquete que tivemos a oportunidade de assistir este Sábado!
Estiveram presentes os Clubes: Olivais, AAC, CIM, Sampaense e os nossos benjamins, num total de 37 miniatletas.
Com todas as equipas a jogarem entre si, foi bonito ver as expressões e reacções destes pequenotes perante as dificuldades do jogo!
Aqui ficam algumas fotos cheias de estilo que podem testemunhar a boa disposição presente.
Um agradecimento ao Cecílio, ao Tiago, ao João e ao Marcelo, jogadores das nossas equipas de Sub14, que arbitraram todos os jogos.