Ginásio 112 X 27 Lousanense
Expressiva vitória dos nossos juniores na recepção à equipa do Lousanense.
Para a história fica apenas o resultado, num jogo cuja superioridade do Ginásio foi inequívoca, frente a um frágil adversário.
1º Período: 28-4
2º Período: 21-6
3º Período: 30-6
4º Período: 33-11
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada (7), Rodrigo Aroso (8), Gonçalo Neto (8), Daniel Pires (12), André Figueiredo (17), Ricardo Rosa (8), Gonçalo Argel (7), Rúben Carvalho (12), André Rodrigues (5), Nuno Pereira (21) e André Silva (7).
Sampaense 49 X 100 Ginásio
Jogo fácil perante um adversário que se apresentou com poucos argumentos para contrariar o jogo mais organizado da equipa Figueirense. Numa partida sempre liderada pelos ginasistas, o equilíbrio durou apenas alguns minutos. A determinação colectiva no aspecto defensivo e o acerto ofensivo permitiram à nossa equipa transformar uma deslocação a um recinto sempre difícil, num jogo tranquilo onde o acentuar do marcador foi acontecendo com grande naturalidade.
1º Período: 14-22
2º Período: 10-31
3º Período: 18-25
4º Período: 7-22
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Rodrigo Aroso (4), Gonçalo Neto (7), Daniel Pires (6), André Figueiredo (34), Gonçalo Argel (2), André Rodrigues, Nuno Pereira (32) e André Silva (15).
Ginásio 61 X 36 Olivais
Apesar da boa exibição conseguida e do excelente resultado obtido no passado fim-de-semana, adivinhava-se para a segunda jornada, com a visita do Olivais de Coimbra, um jogo bem mais equilibrado, onde os níveis de concentração e a agressividade defensiva teriam grande importância.
Iniciando o jogo com uma defesa individual, que retirou as linhas de passe para os jogadores mais influentes do Olivais, e uma boa agressividade ao nível do ressalto defensivo, permitiram aos nossos sub 18 terminar o primeiro período com um parcial de 25-11. O elevado número de faltas, o desacerto ofensivo e a perda de concentração, foram os factores decisivos para um segundo período de fraco nível (8-9). O terceiro período voltou a ser de baixa pontuação, tendo as defesas de ambas as equipas superado os respectivos ataques, com maior eficácia para a equipa do Ginásio, que com uma defesa zona 1:2:2, apenas permitiu à equipa adversária concretizar 3 pontos. Pesando embora a desclassificação dos bases do Ginásio, por atingirem a quinta falta, no último período verificou-se um maior acerto ofensivo por parte da nossa equipa, que marcou mais pontos que nos períodos antecedentes, conseguindo aumentar ligeiramente a diferença no marcador a seu favor.
Vitória justa, num jogo de altos e baixos, em que ficou demonstrada a superioridade da nossa equipa, que liderou o marcador durante toda a partida.
1º Período: 25-11
2º Período: 8-9
3º Período: 11-3
4º Período: 17-13
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto (7), Daniel Pires (1), André Figueiredo (2), Ricardo Rosa (14), Gonçalo Argel (2), Ruben Carvalho (13) André Rodrigues, Nuno Pereira (19) e André Silva (3).

Foi na manhã de Sábado que estiveram presentes 55 super miniatletas, em Acção entre as 10h e as 12h!

Académica 21 X 80 Ginásio Figueirense
Teve início este fim-de-semana a 2ª fase do Campeonato Distrital de sub-18, com o jogo Académica x Ginásio, que por impossibilidade de pavilhão por parte da equipa de Coimbra, e acordo entre os clubes se realizou no Galamba Marques.
O resultado desenhou-se logo no 1º período com um parcial de 5-20 a favor da nossa equipa, não se tendo alterado a tendência do marcador nos restantes períodos.
A excelente atitude defensiva, o grande espírito colectivo e a elevada concentração dos nossos juniores, dominaram todo o jogo não permitindo que a Académica de Coimbra, marcasse mais que 11 pontos na 1ª parte e 10 na 2ª, tendo acabado o jogo com apenas 21 pontos conseguidos.
1º Período: 5-20
2º Período: 6-19
3º Período: 1-17
4º Período: 9-24
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto (3), Daniel Pires (2), André Figueiredo (6), Ricardo Rosa (21), Gonçalo Argel (8), Ruben Carvalho (8) André Rodrigues, Nuno Pereira (22) e André Silva (10).
Jornada dupla encerra 1ª fase do Distrital de Sub18
4ª Jornada
Ginásio Figueirense 76 X 36 Académica
1º Período: 20-14
2º Período: 21-4
3º Período: 16-7
4º Período: 19-11
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada (1), Gonçalo Neto (15), Daniel Pires (2), André Figueiredo (2), Ricardo Rosa (14), Gonçalo Argel (12), Ruben Carvalho (6) e Nuno Pereira (24).
5ª Jornada
CB Leiria 14 X 113 Ginásio Figueirense
No Domingo os Sub18 deslocaram-se a Leiria para realizar o último jogo desta primeira fase, levando de vencida a equipa local, CB Leiria, por uns expressivos 14-113, com 3-56 ao intervalo. Jogo demasiado fácil, que serviu para proporcionar maior tempo de jogo aos atletas menos utilizados até ao momento.
1º Período: 0-29
2º Período: 3-27
3º Período: 3-24
4º Período: 8-33
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves (4), Ricardo Granada (1), Gonçalo Neto (8), Daniel Pires (22), André Figueiredo (17), Gonçalo Argel (10), Ruben Carvalho (22), André Rodrigues (7) e Nuno Pereira (22).
Nota: Não foram utilizados os atletas André Silva e Ricardo Rosa, devido a lesões contraídas no jogo com o Gumirães e com a Académica, respectivamente. A ambos votos de uma rápida recuperação.
Depois de um fim de semana sem jogos, estão de volta os campeonatos distritais das nossa equipas de formação.
De acordo com as Linhas Orientadoras traçadas para as equipas de Formação do Ginásio, na próxima Sexta-feira os nossos Sub 14 vão começar a dar uma maior atenção ao treino da Força.
Com duas sessões de 30 minutos a somar aos treinos de Quarta e de Sexta, vão fazer um Circuito com 8 estações, com o intuito de trabalhar os grandes grupos musculares (com a ajuda de elásticos, cordas e bolas medicinais).
Pede-se aos Pais a melhor compreensão já que estes treinos em vez de terminarem às 20:00, passam a terminar às 20:30.
Bom trabalho para todos!
Gumirães 58 X 78 Ginásio Figueirense
Vitória justa num jogo bastante complicado
Depois de terem folgado na 2ª jornada, os nossos sub18 deslocaram-se ontem, dia 25, a Viseu para disputa da 3ª jornada da primeira fase do Campeonato Distrital do respectivo escalão. Era esperado um jogo com alguma dificuldade dada as características da equipa do Gumirães, muito aguerrida, nunca virando a cara à luta e fortemente motivada pela recente conquista da Taça Nacional de cadetes, época 2008/09. Com ambas as equipas a iniciarem o jogo com uma defesa de homem a homem, este desenrolou-se a grande velocidade, com sucessivos contra ataques, permitidos por uma fraca postura defensiva. O elevado número de ressaltos defensivos perdidos pela nossa equipa, bem como a pouca agressividade defensiva posta em jogo, permitiu algum ascendente dos locais, atingindo o primeiro quarto com uma vantagem de 3 pontos (19-16). Com uma vantagem de apenas dois pontos ao intervalo (35-37), os nossos sub18, iniciaram o terceiro período com uma vontade e determinação bem diferente. Alternando a defesa h x h com uma zona 1:2:2, os jovens ginasistas conseguiram provocar maior número de erros à equipa contrária, conseguindo situações de contra ataque, que permitiam uma vantagem de onze pontos no final do terceiro quarto. O quarto e derradeiro período, foi a confirmação da mudança de atitude defensiva por parte dos nossos jovens, que apenas permitiram ao adversário concretizarem sete pontos. Vitória difícil, num jogo nem sempre bem jogado, e com uma arbitragem a permitir demasiados contactos físicos.
1º período: 19-16
2º período: 16-21
3º período: 16-25
4º período: 7-16
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto, Daniel Pires, André Figueiredo (11), Ricardo Rosa (21), Gonçalo Argel (5), Ruben Carvalho (12), André Rodrigues, Nuno Pereira (23), André Silva (6).



Ginásio Figueirense 54 X 48 Olivais FC
Equilíbrio foi a tónica dominante
Iniciou-se no passado dia 11 o Campeonato Distrital de sub-18, que esta época apresenta novo figurino. Na 1ª jornada os nossos jovens sub-18 receberam e venceram a equipa do Olivais por uns escassos seis pontos, onde o equilíbrio foi a tónica dominante. Apesar de alguma ansiedade e nervosismo à mistura, que levou à não concretização de lançamentos em zona próxima do cesto, assistiu-se a um primeiro período disputado a um bom ritmo, embora com muitas falhas de ambos os lados. O recurso a uma defesa zona por parte do Olivais, e a rotação de jogadores do Ginásio, condicionaram o ataque da nossa equipa, que no segundo período apenas conseguiu concretizar seis pontos. Com uma desvantagem de cinco pontos ao intervalo, o terceiro período foi determinante para o reequilíbrio do jogo. Uma defesa h x h mais agressiva, mais pressão na bola e nas primeiras linhas de passe, os ginasistas criaram algumas situações de contra ataque, proporcionando uma pequena vantagem no marcador. Até ao final, a liderança foi-se alternando para ambas as equipas, tendo a vitória sorrido à equipa do Ginásio.
1º período: 16-14
2º período: 6-13
3º período: 15-7
4º período: 17-14
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto (1), Daniel Pires, André Figueiredo (2), Ricardo Rosa (22), Gonçalo Argel (1), Ruben Carvalho (12), André Rodrigues, Nuno Pereira (10), André Silva (6).

Realizou-se na passada Terça-feira a 1ª reunião da época 2009/2010.