

Foi na manhã de Sábado que estiveram presentes 55 super miniatletas, em Acção entre as 10h e as 12h!

Académica 21 X 80 Ginásio Figueirense
Teve início este fim-de-semana a 2ª fase do Campeonato Distrital de sub-18, com o jogo Académica x Ginásio, que por impossibilidade de pavilhão por parte da equipa de Coimbra, e acordo entre os clubes se realizou no Galamba Marques.
O resultado desenhou-se logo no 1º período com um parcial de 5-20 a favor da nossa equipa, não se tendo alterado a tendência do marcador nos restantes períodos.
A excelente atitude defensiva, o grande espírito colectivo e a elevada concentração dos nossos juniores, dominaram todo o jogo não permitindo que a Académica de Coimbra, marcasse mais que 11 pontos na 1ª parte e 10 na 2ª, tendo acabado o jogo com apenas 21 pontos conseguidos.
1º Período: 5-20
2º Período: 6-19
3º Período: 1-17
4º Período: 9-24
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto (3), Daniel Pires (2), André Figueiredo (6), Ricardo Rosa (21), Gonçalo Argel (8), Ruben Carvalho (8) André Rodrigues, Nuno Pereira (22) e André Silva (10).
Jornada dupla encerra 1ª fase do Distrital de Sub18
4ª Jornada
Ginásio Figueirense 76 X 36 Académica
1º Período: 20-14
2º Período: 21-4
3º Período: 16-7
4º Período: 19-11
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada (1), Gonçalo Neto (15), Daniel Pires (2), André Figueiredo (2), Ricardo Rosa (14), Gonçalo Argel (12), Ruben Carvalho (6) e Nuno Pereira (24).
5ª Jornada
CB Leiria 14 X 113 Ginásio Figueirense
No Domingo os Sub18 deslocaram-se a Leiria para realizar o último jogo desta primeira fase, levando de vencida a equipa local, CB Leiria, por uns expressivos 14-113, com 3-56 ao intervalo. Jogo demasiado fácil, que serviu para proporcionar maior tempo de jogo aos atletas menos utilizados até ao momento.
1º Período: 0-29
2º Período: 3-27
3º Período: 3-24
4º Período: 8-33
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves (4), Ricardo Granada (1), Gonçalo Neto (8), Daniel Pires (22), André Figueiredo (17), Gonçalo Argel (10), Ruben Carvalho (22), André Rodrigues (7) e Nuno Pereira (22).
Nota: Não foram utilizados os atletas André Silva e Ricardo Rosa, devido a lesões contraídas no jogo com o Gumirães e com a Académica, respectivamente. A ambos votos de uma rápida recuperação.
Depois de um fim de semana sem jogos, estão de volta os campeonatos distritais das nossa equipas de formação.
De acordo com as Linhas Orientadoras traçadas para as equipas de Formação do Ginásio, na próxima Sexta-feira os nossos Sub 14 vão começar a dar uma maior atenção ao treino da Força.
Com duas sessões de 30 minutos a somar aos treinos de Quarta e de Sexta, vão fazer um Circuito com 8 estações, com o intuito de trabalhar os grandes grupos musculares (com a ajuda de elásticos, cordas e bolas medicinais).
Pede-se aos Pais a melhor compreensão já que estes treinos em vez de terminarem às 20:00, passam a terminar às 20:30.
Bom trabalho para todos!
Gumirães 58 X 78 Ginásio Figueirense
Vitória justa num jogo bastante complicado
Depois de terem folgado na 2ª jornada, os nossos sub18 deslocaram-se ontem, dia 25, a Viseu para disputa da 3ª jornada da primeira fase do Campeonato Distrital do respectivo escalão. Era esperado um jogo com alguma dificuldade dada as características da equipa do Gumirães, muito aguerrida, nunca virando a cara à luta e fortemente motivada pela recente conquista da Taça Nacional de cadetes, época 2008/09. Com ambas as equipas a iniciarem o jogo com uma defesa de homem a homem, este desenrolou-se a grande velocidade, com sucessivos contra ataques, permitidos por uma fraca postura defensiva. O elevado número de ressaltos defensivos perdidos pela nossa equipa, bem como a pouca agressividade defensiva posta em jogo, permitiu algum ascendente dos locais, atingindo o primeiro quarto com uma vantagem de 3 pontos (19-16). Com uma vantagem de apenas dois pontos ao intervalo (35-37), os nossos sub18, iniciaram o terceiro período com uma vontade e determinação bem diferente. Alternando a defesa h x h com uma zona 1:2:2, os jovens ginasistas conseguiram provocar maior número de erros à equipa contrária, conseguindo situações de contra ataque, que permitiam uma vantagem de onze pontos no final do terceiro quarto. O quarto e derradeiro período, foi a confirmação da mudança de atitude defensiva por parte dos nossos jovens, que apenas permitiram ao adversário concretizarem sete pontos. Vitória difícil, num jogo nem sempre bem jogado, e com uma arbitragem a permitir demasiados contactos físicos.
1º período: 19-16
2º período: 16-21
3º período: 16-25
4º período: 7-16
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto, Daniel Pires, André Figueiredo (11), Ricardo Rosa (21), Gonçalo Argel (5), Ruben Carvalho (12), André Rodrigues, Nuno Pereira (23), André Silva (6).



Ginásio Figueirense 54 X 48 Olivais FC
Equilíbrio foi a tónica dominante
Iniciou-se no passado dia 11 o Campeonato Distrital de sub-18, que esta época apresenta novo figurino. Na 1ª jornada os nossos jovens sub-18 receberam e venceram a equipa do Olivais por uns escassos seis pontos, onde o equilíbrio foi a tónica dominante. Apesar de alguma ansiedade e nervosismo à mistura, que levou à não concretização de lançamentos em zona próxima do cesto, assistiu-se a um primeiro período disputado a um bom ritmo, embora com muitas falhas de ambos os lados. O recurso a uma defesa zona por parte do Olivais, e a rotação de jogadores do Ginásio, condicionaram o ataque da nossa equipa, que no segundo período apenas conseguiu concretizar seis pontos. Com uma desvantagem de cinco pontos ao intervalo, o terceiro período foi determinante para o reequilíbrio do jogo. Uma defesa h x h mais agressiva, mais pressão na bola e nas primeiras linhas de passe, os ginasistas criaram algumas situações de contra ataque, proporcionando uma pequena vantagem no marcador. Até ao final, a liderança foi-se alternando para ambas as equipas, tendo a vitória sorrido à equipa do Ginásio.
1º período: 16-14
2º período: 6-13
3º período: 15-7
4º período: 17-14
Jogadores convocados: Sérgio Gonçalves, Ricardo Granada, Gonçalo Neto (1), Daniel Pires, André Figueiredo (2), Ricardo Rosa (22), Gonçalo Argel (1), Ruben Carvalho (12), André Rodrigues, Nuno Pereira (10), André Silva (6).

Realizou-se na passada Terça-feira a 1ª reunião da época 2009/2010.

Até ao final da semana teremos a possibilidade de publicar o Horário dos Treinos para cada Equipa.
+-+foto+com+o+grupo+de+portugal.jpg)
Agradecimentos
Um evento com esta dimensão não seria possível se não fosse preparado, planeado e organizado por uma equipa de pessoas, a quem passamos a agradecer:
A todas as equipas que aceitaram o nosso convite e participaram de forma exemplar. Ao longo dos dois dias pudemos assistir a jogos bem disputados, com todas as equipas a apresentarem um bom nível de basquetebol.
Aos Treinadores do Clube que estiveram presentes para “o que desse e viesse”: João Mota, Valdemar Ferreira e Sérgio Salvador.
Aos seccionistas António Carvalho, Ramiro Simões, Jorge Neto e Nuno Serra que encontraram os patrocinadores para financiar os troféus;
Ao seccionista Henrique Nunes que garantiu eficazmente as tarefas de oficial de mesa;
Ao Garcia e ao Machado que foram “pau para toda a obra”;
Aos nossos atletas Sub16 e Sub18, que foram decisivos na arbitragem dos jogos do 1º dia, comportando-se em grande nível: Pedro Nunes, André Rodrigues, Ricardo Rosa, Ricardo Granada, Livan Otero, Pedro Salvador e Adriano Andrade;
Aos árbitros e oficiais de mesa: Inês Antunes, Eduardo Gomes, João Gomes, José Gomes, João Schlengher, José Lopes, Nuno Marques, Joaquim Inácio, Rui Saltão e Liliana Pelicano que, com uma atitude voluntariosa e competente, acrescentaram muita qualidade no dia das Finais;
Ao Sr. Carlos da Churrasqueira Vai d’Arrinca que, não só conseguiu uns preços simpáticos nas refeições como organizou os horários das refeições;
Á D. Glória da Igreja Presbiteriana que alojou as equipas do Seis Nadal, Seixal e F.C. Porto;
Aos nossos treinadores de Sub14, Luís Dionísio e João Vaz, que enquadraram as suas equipas de forma competitiva e correcta;
Aos nossos jogadores dos sub14, dos mais novos (nascidos em 98/99) aos mais “velhos”, que participaram com elevado espírito de Fair-Play, são eles: Fernando Rôlo, João Simões, Pedro Marques, André Carvalho, Gonçalo Miguéis, Alexandre Tiago, Duarte Cardoso, João Terêncio, Pedro Mota, Pedro Campos, Miguel Augusto, Bruno Marques, Nuno Bonfim, André Mendes, André Silva, Bernardo Neves, Guilherme Santos, João Gonçalves, Marcelo Santos, Diogo Araújo, Tiago Antunes, Miguel Neto, Alberto Teixeira, João Soares, Eduardo Henriques, Gonçalo Dias, Alexandre Gonçalves.
Por fim, o agradecimento aos patrocinadores, que foram responsáveis pela viabilidade do Torneio, ao disponibilizarem as verbas e apoios para que todas as despesas que envolvem estas organizações fossem saldadas. Foram eles:
