Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Época 2009/2010

Depois de um período de férias, eis que estamos de regresso.
A todos desejamos uma boa época, cheia de sucessos desportivos, académicos e pessoais.
Para já aqui ficam identificados os Treinadores para este ano:
Até ao final da semana teremos a possibilidade de publicar o Horário dos Treinos para cada Equipa.

terça-feira, 28 de julho de 2009

FÉRIAS

Com as actividades reduzidas às questões técnicas e burocráticas, o volume de notícias reduziu significativamente. Para além disso, por razões profissionais e pessoais, a disponibilidade para manter os leitores actualizados tem sido bastante reduzida.
É o melhor momento para desejar a todos umas revigorantes férias.
O mais breve possível publicaremos o mapa semanal de treinos para a próxima época, a data prevista para o reinicio dos trabalhos, a documentação necessária a apresentar, ...
Mais uma vez, BOAS FÉRIAS a todos!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Como anteriormente noticiamos, o "nosso" Miguel Lemos está a participar na edição deste ano do SIXERS Camp. A primeira semana já passou. Para além dos treinos, na tarde de Sexta foram ao cinema, passaram o dia de Sábado no Disney Park e no final da tarde ainda foram assistir ao jogo da WNBA, entre as NY Liberty e as Atlanta Dream, no mítico Madison Square Garden.
Boa Miguel, "curte" bem esta experiência!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

JOSÉ COSTA É O MAIS INTERNACIONAL

No jogo da Selecção Nacional contra a Finlândia, realizado no Luso no passado dia 8, José Costa atingiu a 116ª internacionalização pela selecção A, tornando-se assim o mais internacional de sempre dos jogadores portugueses.

PARABÉNS!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

IV Torneio Rui Roxo

Agradecimentos

Um evento com esta dimensão não seria possível se não fosse preparado, planeado e organizado por uma equipa de pessoas, a quem passamos a agradecer:

A todas as equipas que aceitaram o nosso convite e participaram de forma exemplar. Ao longo dos dois dias pudemos assistir a jogos bem disputados, com todas as equipas a apresentarem um bom nível de basquetebol.

Aos Treinadores do Clube que estiveram presentes para “o que desse e viesse”: João Mota, Valdemar Ferreira e Sérgio Salvador.

Aos seccionistas António Carvalho, Ramiro Simões, Jorge Neto e Nuno Serra que encontraram os patrocinadores para financiar os troféus;

Ao seccionista Henrique Nunes que garantiu eficazmente as tarefas de oficial de mesa;

Ao Garcia e ao Machado que foram “pau para toda a obra”;

Aos nossos atletas Sub16 e Sub18, que foram decisivos na arbitragem dos jogos do 1º dia, comportando-se em grande nível: Pedro Nunes, André Rodrigues, Ricardo Rosa, Ricardo Granada, Livan Otero, Pedro Salvador e Adriano Andrade;

Aos árbitros e oficiais de mesa: Inês Antunes, Eduardo Gomes, João Gomes, José Gomes, João Schlengher, José Lopes, Nuno Marques, Joaquim Inácio, Rui Saltão e Liliana Pelicano que, com uma atitude voluntariosa e competente, acrescentaram muita qualidade no dia das Finais;

Ao Sr. Carlos da Churrasqueira Vai d’Arrinca que, não só conseguiu uns preços simpáticos nas refeições como organizou os horários das refeições;

Á D. Glória da Igreja Presbiteriana que alojou as equipas do Seis Nadal, Seixal e F.C. Porto;

Aos nossos treinadores de Sub14, Luís Dionísio e João Vaz, que enquadraram as suas equipas de forma competitiva e correcta;

Aos nossos jogadores dos sub14, dos mais novos (nascidos em 98/99) aos mais “velhos”, que participaram com elevado espírito de Fair-Play, são eles: Fernando Rôlo, João Simões, Pedro Marques, André Carvalho, Gonçalo Miguéis, Alexandre Tiago, Duarte Cardoso, João Terêncio, Pedro Mota, Pedro Campos, Miguel Augusto, Bruno Marques, Nuno Bonfim, André Mendes, André Silva, Bernardo Neves, Guilherme Santos, João Gonçalves, Marcelo Santos, Diogo Araújo, Tiago Antunes, Miguel Neto, Alberto Teixeira, João Soares, Eduardo Henriques, Gonçalo Dias, Alexandre Gonçalves.

Por fim, o agradecimento aos patrocinadores, que foram responsáveis pela viabilidade do Torneio, ao disponibilizarem as verbas e apoios para que todas as despesas que envolvem estas organizações fossem saldadas. Foram eles:

quarta-feira, 1 de julho de 2009

IV Torneio Rui Roxo

Sobre o Rui Roxo

Iniciou a prática da modalidade com 9 anos, na equipa de minis que treinava no Pátio da antiga Sede do Ginásio, pelas mãos do Treinador Samuel Veiga. Participa em várias selecções distritais (Iniciados e Cadetes) e em 95/96 é chamado à Selecção Nacional de Cadetes. Em 97/98 vai estudar para o Porto e faz a época nos Juniores do F.C.Porto. Regressa à Figueira no ano seguinte. Caracterizava-se por ser um jogador intenso, agressivo, bom defensor e com uma alegria em campo assinalável. Ainda jovem integrou a equipa profissional do Ginásio (2003/2004) onde chegou a ser Capitão de Equipa e, sempre que era chamado ao jogo, estavam assegurados momentos de entusiasmo a todos os presentes. Jogava na posição 1 e 2 (Base e 2º Base). O lançamento exterior também era uma das suas principais armas.

Muitas saudades nos deixa o Rui, que sempre foi e sempre será um exemplo para todos os mais jovens!

terça-feira, 30 de junho de 2009

IV Torneio Rui Roxo - Calendário dos Jogos

IV Torneio Rui Roxo

CLINIC INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO 2009

Foi no passado fim e semana que se realizou mais um Clinic para Treinadores na cidade de Cantanhede.
Numa iniciativa da Escola Nacional de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Coimbra e Câmara Municipal de Cantanhede, esta acção dirigida a treinadores dos escalões de formação foi bastante concorrida e com muito bom nível graças à qualidade de todos os prelectores.
Parabéns aos organizadores.
Em paralelo ao Clinic, realizou-se uma importante reunião com o objectivo de reanimar a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol. Encontrou-se uma comissão que vai iniciar os procedimentos burocráticos para que, proximamente, se façam eleições e a ANTB encontre novamente o seu caminho.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

IV Torneio Rui Roxo

Já estão confirmadas todas as equipas:
O torneio terá lugar no fim de semana de 4 e 5 de Julho.
Mais pormenores em próximas mensagens.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Grande Encontro

O convívio do Basquetebol está programado entre as 10:30 e as 12:30 nos seguintes locais:
Minibasquete nos campos da Misericórdia;
Sub 14 nos campos das Abadias;
Sub 16, Sub 18 e ex-atletas no Pavilhão do Liceu.
Está previsto um pequeno lanche durante a manhã.
Quando forem 12:30 terminam as actividades e todos seguimos para o Pavilhão Galamba Marques para o GRANDE ALMOÇO CONVÍVIO, com entrega de Diplomas aos Campeões 2007/2008.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estágio Obs. da Selecção Nacional (nascidos em 95/96)

O nosso Pedro Marques foi seleccionado para participar neste estágio de observação, que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de Junho, no Centro Nacional de Treino Paulo Pinto em S. João da Madeira.
PARABÉNS e bom trabalho!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

XIV Torneio Nacional de Sub14 - FASE FINAL

Ao vencer todos os jogos da fase final, a equipa de sub-14 do Ginásio, sagrou-se Campeã de Portugal da categoria.
Depois de um percurso a todos os títulos brilhante ao longo da época, este triunfo apresenta o mérito acrescido de ter sido conseguido em casa de um dos adversários (Seixal), muito próximo da casa de outro (Barreirense) e ainda da nossa equipa ter superado o F. C. Porto, 1º classificado da zona norte.
Estão de parabéns os jovens jogadores – Fernando Rolo, Pedro Mesquita, João Simões, Pedro Marques, Duarte Cardoso, André Carvalho, Gonçalo Miguéis, Alexandre Tiago, Pedro Campos, João Terêncio, Miguel Lemos, Miguel Augusto – o treinador Luís Dionísio, os Seccionistas António Carvalho e Ramiro Simões, os Pais dos atletas cuja contribuição foi fundamental para este grande êxito e também o Vice-Presidente Carlos Guedelha, com o pelouro da Formação, cuja acção é de justiça salientar, neste momento de alegria.
Foi o oitavo titulo nacional obtido pelo Ginásio na modalidade. Na hora da vitória, não esquecemos os patrocinadores que contribuíram para este sucesso: Casino Figueira como sponsor de todo o Basquetebol ginasista e Padaria Dionísio, no caso da equipa campeã.
Os resultados:
• Ginásio, 44 – F. C. Porto, 37
• Ginásio, 71 – União Sportiva Açores, 22
• Ginásio, 40 – Barreirense, 37
• Ginásio, 46 – Seixal F. C., 44
Cinco ideal: Pedro Marques (Ginásio) Diogo Gameiro (Seixal) Carlos Dias (Barreirense) André Figueiredo (Barrereinse) João Moreira (Seixal) Melhor marcador - André Figueiredo (Barreirense) Melhor ressaltador - André Figueiredo (Barreirense) Melhor assistencias - Carlos Dias (Barreirense)

Minis 12 em Ilhavo

Este fim de semana a nossa equipa de minis 12 participou no evento de 2 dias organizado pelo Illiabum para o escalão de minis.
Enquadrados por uma equipa liderada pelo treinador José Costa e pelas Seccionistas Ana Paula Ângelo e Susana Pires, os nossos rapazes representaram o Ginásio de forma entusiástica e dignificante.

Acreditar no Minisbasquete

Com as devidas desculpas pelo atraso na notícia, aqui fica a referência à nossa participação no Torneio Acreditar:
O 1º Torneio “Acreditar no Minibasquete”, iniciativa de solidariedade para com a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro – realizou-se no dia 10 de Junho, no pavilhão de Montemor-o-Velho, organizado pelo Clube Infante de Montemor. Participaram equipas de Minis 12 do Ginásio, Académica e Clube Infante Montemor.
Parabéns aos organizadores e obrigado pelo convite.

VENCEDORES - XIV Torneio Nacional de Sub14 - FASE FINAL

Ainda na ressaca de um fim de semana tão intenso e preenchido, fica para já a notícia:
Somos VENCEDORES!
PARABÉNS a todos!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

XIV Torneio Nacional de Sub14 - FASE FINAL

Já partiram os nossos sub14 A em direcção ao Seixal para participarem na Fase Final do XIV Torneio Nacional.
A comitiva é composta por:
#4 Fernando Rolo; #5 Pedro Mesquita; #6 João Simões; #7 Pedro Marques; #8 Duarte Cardoso; #9 André Carvalho; #10 Gonçalo Migueis; #11 Alexandre Tiago; #12 Pedro Campos; #13 João Terêncio; #14 Miguel Lemos; #15 Miguel Augusto; Treinador - Luís Dionísio; Seccionistas - António Carvalho e Ramiro Simões.
O Calendário do jogos é:
Sexta-feira (12 Junho)
12:00 - F.C.Porto vs Ginásio
20:00 - Ginásio vs União Sportiva
Sábado (13 Junho)
18:00 - Barreirense vs Ginásio
Domingo (14 Junho)
11:00 - Ginásio vs Seixal

terça-feira, 9 de junho de 2009

Acreditar...

Amanhã, os nossos atletas que fazem as despedidas do escalão de minibasquete, vão participar no Torneio Acreditar, uma organização conjunta do Clube Infante Montemor e a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Com regras mais próximas da realidade que estes mini-atletas vão encontrar na próxima época, os jogos terão lugar no campo central, com os cestos a 3,05m e no formato de 5x5.
PROGRAMA:
09:15 - Recepção das Equipas
10:00 - CIM x AAC
11:00 - Ginásio x AAC
12:00 - CIM x Ginásio
13:00 - Entrega de lembranças e agradecimentos

segunda-feira, 8 de junho de 2009

FESTA DE ENCERRAMENTO MINIS - Lousã

A maior concentração distrital de minibasquete aconteceu na Lousã no passado sábado, 6 de Junho. Foram cerca de 300 os atletas, treinadores, e dirigentes de vários clubes do distrito que participaram nesta festa dedicada aos minis. A chuva alterou o plano inicial que contemplava uma tarde de actividade na Serra da Lousã mas não chegou para desanimar as dezenas de meninos e meninas que vieram à Lousã encher os pavilhões de alegria.
No programa constaram muitos jogos de minibasquete e vários concursos técnicos e ainda um momento especial com os pais e as mães a entrarem em campo para jogar com os filhos.
Nas actividades estiveram envolvidos vários treinadores dos clubes presentes, numa demonstração da grande cooperação, necessária e fundamental para o bom ambiente que se vive no minibasquete.
Os árbitros e coordenadores de campo foram treinadores e atletas das camadas jovens do Lousanense.
No final do dia foram entregues os diplomas aos atletas que participaram em mais convívios durante a época, comprovado pelos selos no passaporte do miniatleta.
Foi também o momento para distinguir o Clube do Ano em Minibasquete, troféu entregue pelo Presidente do Comité Distrital de Minibasquete, Sr. José Manuel de Almeida, à Associação Académica de Coimbra. O Olivais foi segundo e em terceiro no ranking ficou o Ginásio. Salienta-se o trabalho e empenho de todos os clubes que, através dos seus dirigentes, treinadores, pais e mães, se dedicam ao minibasquete e fazem deste sector o mais dinâmico da actividade distrital.
Nesta festa estiveram presentes o Lousanense, clube anfitrião e grande patrocinador do evento, Sampaense, Académica de Coimbra, Olivais, Clube Infante de Montemor, Ginásio e Sporting Figueirense.
José Costa, capitão da selecção nacional sénior e treinador dos minis 12 do Ginásio, foi uma referência de boa disposição e dedicação aos mais novos.
A Câmara Municipal da Lousã apoiou, mais uma vez, esta grande festa que vai já na 7ª edição neste local, tendo entregue lembranças a todos os Clubes presentes.
(texto retirado do Blog do Comité Distrital de Minibasquete de Coimbra)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROGRAMA ESPECIAL - "Passo a Passo"

Foram convocados pela Associação de Basquetebol de Coimbra para o programa especial "Passo a Passo" Sub14 masculinos, os nossos atletas:

Guilherme Santos

Bruno Marques

Gonçalo Dias

O treino decorreu na Sexta-feira 5 de Junho no pavilhão da escola EB 2,3 Martim de Freitas, em Coimbra.

Jogo de Preparação SUB 14 A

Domingo, 7 de Junho, pelas 11h00m no Pavilhão Galamba Marques, jogo de preparação entre a equipa que vem de Salamanca e os nossos Sub14.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

FESTA DE ENCERRAMENTO MINIS - Lousã

08:00 - Concentração no Pav. Galamba Marques

09:30 - Chegada à Lousã, no Pavilhão Novo (Não esquecer de levar o PASSAPORTE do atleta - Prémio mini TopMais = ganha o que tiver mais selos)

10:00 - Inicio dos jogos para os minis 12

10:30 - Inicio dos jogos para os minis 10

11:00 - Inicio dos jogos para os minis 8

REGULAMENTO DOS JOGOS: Os atletas vão ser agrupados em equipas de 8/10 elementos, com um treinador (tal como se fez nos Convívios MIX de inicio de época). Cada jogo terá a duração de 2 períodos de 10 minutos corridos.

12:00 - All Star minis 10 x Mães presentes

12:30 - All Star minis 12 x Pais presentes

13:00 - Entrega de prémios e lembranças

13:30 - Almoço - junto às piscinas naturais

15:00 - Actividades Lúdicas - Concentração no Castelo

17:00 - Final das actividades Organizadas - Convívio

Para as actividades da tarde é fundamental levar: água, lanche (o almoço é oferecido pela organização), protector solar/boné, roupa fresca e calçado que se possa molhar, fato de banho e toalha (se estiver bom tempo para a piscina).

Caso o dia esteja chuvoso (há previsões nesse sentido), os jogos da manhã decorrem igualmente nos Pavilhões Municipais, com concentração ao final da manhã no Pavilhão Novo para informações sobre o local do almoço e actividades da tarde. Neste caso os jogos All Star decorrerem a partir das 15:00 no Pav. Novo seguidos de concursos e jogos para todos.

Pais e mães ou outros adultos não incluídos na comitiva podem almoçar connosco. Para tal devem inscrever-se até 6ª feira na Secretaria e pagar 5€

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sub 14 A na Final Nacional!

Parabéns a toda a equipa que, depois da vitória de Sábado, conseguiu o apuramento para a Final a 6 deste Torneio Nacional.
Aqui fica, como é hábito, mais uma crónica do jogo:
GALITOS 49 - 75 GINÁSIO FIGUEIRENSE
A equipa do Ginásio iniciou a partida de uma forma muito concentrada e agressiva, dominando completamente o 1º período (7-22).
Ao intervalo a vantagem era de 16 pontos (22-38) e a 2ª parte começou exatamente como a 1ª, isto é, domínio total dos figueirenses em todas as vertentes do jogo, ampliando a vantagem para 30 pontos, o que permitiu que a equipa ginasista abordasse o último periodo com toda a tranquilidade. A vitória, único resultado que interessava ao Ginásio para o apuramento para a "final 6", por 49-75, evidencia claramente a supremacia da equipa da Figueira ao longo de todo o jogo.
1º Período (7-22)
2º Período (15-16)
3º Período (6-22)
4º Período (21.15)
Atletas convocados:
* Fernando Rolo (2)
* Pedro Mota
* João Simões (7)
* Pedro Marques (26)
* Duarte Cardoso (10)
* André Carvalho (10)
* Gonçalo Miguéis (3)
* Alexandre Tiago (9)
* Pedro Campos
* João Terêncio (4)
* Miguel Lemos (4)
* Miguel Augusto
Uma palavra de apreço aos Pais e familiares destes jovens, que têm sido incansáveis no apoio da equipa, apoio esse que se tem pautado por grande correcção!

VI Torneio Fausto Rodrigues - 30 Maio

Foi a primeira vez que participamos neste prestigiado evento no escalão de minis, organizado pelo Física de Torres Vedras.
Graças ao Pai Furet, aqui fica uma pequena crónica e algumas fotos:
"Os 8 convocados, sob a orientação do treinador Romero, mediram forças com as equipas de Grândola, Queluz, Física e Alenquer, tendo jogado como nunca tinham jogado esta época. Na verdade, todo o trabalho levado a cabo pelos dois treinadores, José Costa e Romero Júnior, deu frutos para além das expectativas de todos quantos se deslocaram a Torres Vedras (treinador e seccionista incluídos), tendo atingido o auge quando defrontaram a equipa principal de Mini-12 do Física, com atletas de 12 e 13 anos (um deles afundava). Sem se intimidarem, deram excelente réplica tendo chegado a estar a vencer a meio do jogo, para acabarem por perder por apenas 4 pontos (para os que gostam de estatísticas e só para esses, ganharam os outros três jogos). O desempenho neste jogo valeu-lhes os sinceros parabéns do treinador adversário e, no final do torneio, uma prenda do Romero: um mergulho na piscina do Física.
Pela experiência acumulada e todas as emoções vividas ao longo desta manhã, tão cedo estes atletas não se esquecerão deste torneio."
Ao Física de Torres Vedras, obrigado pelo convite e parabéns pela organização.

Minis 12, T. Primavera em Coimbra

Foi também na manhã de Sábado que os nossos minis 12 participaram no Convívio organizado pela AAC.
Clubes presentes:
AAC, Ginásio, Olivais, PT e Lousanense.
Pela fotografia dá para ver que todos se divertiram!

Torneio Primavera - MINIS 10

Foi este Sábado que estiveram presentes no Galamba Marques 5 equipas para mais um Convívio no escalão de minis 10.
Ginásio (com 2 equipas), AAC e Olivais (2 equipas) jogaram entre si, com cerca de 40 mini-atletas em acção.
Uma palavra de agradecimento ao Micael, Daniel, Eduardo, Tiago e Diogo, atletas das equipas B e C de Sub14 que deram uma preciosa ajuda na arbitragem dos jogos!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sub 14 A, Torneio Nacional 2ª Fase - Última Jornada

Apoio total à nossa equipa de Sub 14 A que, no próximo Sábado (30 Maio), disputa a última jornada do Torneio Nacional, num jogo que decide o apuramento para a Fase Final.
Pavavilhão do Galitos, 16:00 - Galitos x GINÁSIO

Torneio Primavera - MINIS 10

FINAL Inter-Associações sub18

Maia Basket 59 - 47 Ginásio

Participação honrosa dos nossos Sub18 na Final do Inter-Associações.

Um primeiro período que terminou com um resultado pesado e que obrigou a nossa equipa a correr atrás do marcador.

Nos restantes 30 minutos, o jogo pautou-se pelo equilíbrio, tendo o resultado chegado a uma diferença mínima de 3 pontos com alguns minutos para o fim.

Contudo, o Maia reagiu bem e não permitiu a aproximação no marcador, muito por causa de uma defesa zonal que se revelou eficaz.

Parabéns ao Maia pela vitória.

Apesar da derrota, a nossa equipa está também de parabéns pela evolução apresentada ao longo da época e pelo trajecto competitivo que foram capazes de fazer.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sub 14 A, Torneio Nacional 2ª Fase

GINÁSIO FIGUEIRENSE 71 - 48 SANGALHOS
Mais uma vitória dos Iniciados "A" frente ao Sangalhos, desta vez por 71-48 com 30-28 ao intervalo.
Perante um Ginásio desconcentrado na primeira parte, os bairradinos deram alguma réplica nos vinte minutos iniciais.
Após o intervalo e depois de uma intervenção mais dura do seu treinador, o Ginásio foi completamente diferente, disparando para uma diferença pontual que não deixa dúvidas quanto à superioridade dos figueirenses.
1º Período 18-11
2º Período 12-17
3º Período 26-10
4º Período 15-10
Atetas convocados:
* Fernando Rolo (6)
* Pedro Mota (1)
* João Simões (3)
* Pedro Marques (19)
* Duarte Cardoso (11)
* André Carvalho (20)
* Gonçalo Miguéis (3)
* Alexandre Tiago (3)
* Pedro Campos (3)
* João Terêncio (2)
* Miguel Lemos
* Miguel Augusto