Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

6ª Jornada Camp. Nacional Sub16

GINÁSIO 54 x 56 C.D. Póvoa

Foi um jogo equilibrado, com bastantes alternâncias no marcador e com a vitória a sorrir ao CD Póvoa nos momentos finas do encontro.

Com limitações ao nível do ressalto defensivo (faz-se notar a falta do André que estava a representar a Selecção Nacional), os “nossos sub16” foram criando dificuldades aos poveiros, nomeadamente com alternâncias defensivas e com a exploração do contra-ataque.

Contudo, o CD Póvoa acabou por vencer por 2 pontos, fruto dos muitos cestos conseguidos após ressalto ofensivo e também da boa pressão campo inteiro.

Atletas Convocados:

Sérgio Gonçalves;

Pedro Nunes;

Gonçalo Argel;

Daniel Pires;

Gonçalo Madeira;

Livan Tejeda;

Ricardo Granada;

André Rodrigues;

Rodrigo Santos;

Adriano Andrade.

domingo, 12 de abril de 2009

Boa PÁSCOA

Um santo domingo de Páscoa a todos os nossos leitores!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

André Oliveira no Estágio da Selecção Nacional Sub16

Foi com enorme satisfação que recebemos a notícia de que o nosso atleta André Oliveira, da equipa de Sub16, tinha sido convocado para um estágio da Selecção Nacional de Sub16, a decorrer entre os dias 7 e 12 de Abril, em S. João da Madeira.
Durante o estágio, o André vai ter a oportunidade de fazer a sua 1ª internacionalização, vestindo a camisola da Selecção Nacional para defrontar a selecção da Inglaterra.
Parabéns e boa sorte!

Miguel Lemos no SIXERS Camp 2009

Um dos jovens participantes na Festa do Basquetebol de Portimão seria premiado com a oportunidade única de integrar o SIXERS Camp 2009.
O feliz contemplado foi o nosso atleta dos Sub 14 Miguel Campos, que assim poderá viajar rumo aos EUA no próximo mês de Julho e treinar na Academia 76ers.
O Prémio designado "Luckiest Player 2009" inclui a viagem até Newark, transfere até à Academia 76ers, visita ao Dorney Park, duas semanas no SIXERS Camp (com alojamento e alimentação), visita de um dia a New York e respectiva viagem de regresso.
Parabéns Miguel!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ginásio em S. Maria - Açores

O Ginásio vai ser representado pelo Alexandre Gonçalves (um dos nossos minis 12 que já vai jogando na equipa de Sub14 C) em mais um Jamboree que terá lugar na bonita Ilha de S. Maria.
Este evento irá decorrer entre 3 e 9 de Abril e contará com um programa variado, entre treinos, jogos, passeios pela ilha, piscina, ...
Diverte-te muito!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

segunda-feira, 30 de março de 2009

Selecção Nacional Sub16 (masc.) 2010

Convocados a partir da Festa de Portimão 2009
O mega-evento que é a Festa do Basquetebol (Portimão’09) está à porta e, se motivação faltasse aos jovens basquetebolistas, o projecto 2010 da selecção masculina de sub-16 ia ser um forte incentivo. 
Isto porque Rui Alves e a sua equipa técnica vão estar de olho nos jogadores nascidos em 1994 e 95 para, durante o fim-de-semana da Festa, convocar pessoalmente (com conhecimento dos treinadores e pais, se presentes) os jogadores que farão parte do estágio de observação, a realizar de 8 a 10 de Abril, em Seia.
(retirado do site www.fpb.pt)

domingo, 29 de março de 2009

Portimão 09, Festa do Basquetebol Juvenil

São nove os representantes do Ginásio a vestirem a camisola da Associação de Basquetebol de Coimbra.

Cinco atletas no escalão de Sub14:

Pedro Marques, Duarte Cardoso, Miguel Lemos, Fernando Rolo e Alexandre Tiago;

Quatro no de Sub16:

Ricardo Madeira, Gonçalo Madeira, André Oliveira e Gonçalo Argel.

Boa sorte para eles e para as respectivas equipas!

Minis 12 marcaram presença

Na recepção à equipa do F.C. Porto, em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, os nossos Minis 12 marcaram presença na "claque" de apoio.
Ao intervalo tiveram tempo para mostrar as suas habilidades, num jogo que deu para "arrancar" palmas da bancada.
Um obrigado aos treinadores Mauro Leitão e João Vaz que substituíram os habituais José Costa e Romero Júnior nessa função.
Um agradecimento também à Paula (seccionista) pela sua disponibilidade e desembaraço no acompanhamento destes pequenos!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Campeonato Nacional Sub16

Galitos 85 x 48 Ginásio

Sub14 B

Decorreu no passado Domingo o último jogo a contar para o Torneio Regional de Sub14. Frente a frente as equipas do Sampaense e do Ginásio B. Para este jogo em São Paio de Gramaços a nossa equipa conto com o importante apoio de todos os pais que, para o efeito, alugaram um autocarro.
O jogo revelou um equilíbrio inicial que se desfez a nosso favor no decorrer do 3º e 4º períodos, fruto de uma maior concentração defensiva e um melhor aproveitamento do Contra-Ataque.
No final, o marcador testemunhava a maior lucidez da equipa do Ginásio, fixando o resultado em:
Sampaense 48 x 70 Ginásio B

segunda-feira, 23 de março de 2009

Minis 12 no Galamba Marques

Com a participação das nossas duas equipas, do Lousanense e do Olivais, realizou-se o último convívio deste 2º período.
Comportamento exemplar de todos os intervenientes e ajuda preciosa do Gonçalo, do Neto, do Guilherme, do Micael e do Tiago (atletas dos sub14 que apitaram os jogos) a manhã passou depressa. Ficam registadas as expressões de alegria e satisfação expressas nos rostos dos mais novos.
Para hoje já está marcada nova reunião para calendarizar os convívios do 3º período.

Sub 14 A, Torneio Nacional 1ª Fase (Centro)

"O Ginásio confirmou, na deslocação à Guarda a sua invencibilidade na 1ª Fase do Torneio Nacional, vencendo a equipa local por 20 - 142 com 8 - 72 ao intervalo.
Jogo sem história, tal a supremacia evidenciada pelos Ginasistas.
Esta deslocação valeu sobretudo pela jornada de convívio e confraternização que os pais dos atletas proporcionaram a todo o grupo. Com a saída na Sexta Feira, a equipa passou um fim de semana no enorme "Solar" da família do Duarte Cardoso, no Carapito, como forma de se comemorar a conquista do Campeonato Distrital e o apuramento para a 2ª Fase Norte da respectiva competição."
 
1 Período         2º Período           3º Período         4º Período
 
  4 - 40               8 - 32                 10 - 36               2 - 34
 
Atletas participantes:
  • Fernando Rolo (16)
  • Pedro Mota (10)
  • João Simões (12)
  • Pedro Marques (25)
  • Duarte Cardoso (21)
  • André Carvalho (10)
  • Gonçalo Miguéis (10)
  • Alexandre Tiago (10)
  • Pedro Campos (4)
  • Miguel Augusto (2)
  • Miguel Lemos (22)
e o lesionado João Terencio

sexta-feira, 20 de março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

Sub 16, Camp. Nacional

No jogo a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional de Sub 16 (1ª fase - Zona Norte), o Ginásio recebeu a equipa do F.C. Porto. 
O encontro terminou com o seguinte resultado:
Ginásio 63 x 93 F.C.Porto

segunda-feira, 16 de março de 2009

Sub14 C,Torneio Regional Série B

Atletas convocados:

 

4-Alexandre Gonçalves

5-Daniel Ferreira

6-Eduardo Silva

7-Filipe Dias

8-Micael Oliveira

9-Pedro Silva

10-Pedro Cecilio

11-Tomás Pereira

12-Tiago Gil

13-Rui Oliveira

14-Joâo Lé

15-João Soares

 

Treinador-Mauro Leitão

Seccionista-António Gil

 

 Na 1ª parte o jogo esteve bastante equilibrado, tendo a nossa equipa ganho o 2º Período por um ponto. Ao intervalo perdia-mos apenas por um. 

 Foi na segunda parte que o resultado se desequilibrou. Muitos contra-ataques concretizados pela equipa da Lousã fizeram notar a superioridade física e o maior atleticismo dos seus miúdos. 

 No entanto, foi notória a evolução dos nossos atletas por uma maior ofensividade e confiança em jogo e melhor domínio dos fundamentos da modalidade.

Sub 14 A, Torneio Nacional 1ª Fase (Centro)

"O Ginásio recebeu no "Galamba Marques", a formação do Gumirães, representante de Viseu e conquistou mais uma vitória por 98-44 com 40-25 ao intervalo.
Com excepção do 1º período, em que existiu algum equilíbrio, os ginasistas aceleraram o seu jogo, vencendo por margem que não deixa dúvidas quanto à sua superioridade."
 
 
Atletas convocados:
 
  • Fernando Rolo (10)
  • Pedro Mota (2)
  • João Simões (15)
  • Pedro Marques (15)
  • Duarte Cardoso (15)
  • André Carvalho (15)
  • Gonçalo Miguéis (7)
  • Alexandre Tiago (16)
  • Pedro Campos
  • Miguel Augusto (1)
  • Miguel Lemos (2)
  • Bernardo Furet

Sub 18, Inter Associações - 5ª Jornada

Ginásio 74 X 62 FC Gaia

1º Período: 13 – 17                    2º Período: 17 – 15

3º Período: 14 – 9                      4º Período: 30 - 21

 

Jogadores convocados:

João Monteiro, Diogo Monteiro (9), P. Salvador, P. Simões (2), Ricardo Rosa (22), Filipe Dionísio (6), Ruben Carvalho (6), Tiago Santos, Nuno Pereira (19) e André Silva (10).

Sub 14 B

Ginásio B 70 x 38 Olivais B
 
Mais uma vitória da nossa equipa B de Sub 14, que se mantém invicta na prova. Alinharam e marcaram:
 
João Gonçalves - 0
Alberto Teixeira - 5
André Mendes - 7
André Silva - 6
Eduardo Henriques - 2
Miguel Neto - 0
Tiago Antunes - 7
Marcelo Santos - 7
Guilherme Santos - 3
Bruno Marques - 18
Gonçalo Dias - 2
Nuno Bonfim - 13
 
Agradecimento ao treinador do Olivais A Augusto Cavaleiro que se disponibilizou para arbitrar este jogo, por falta da equipa de arbitragem (sem conhecimento prévio!)

sexta-feira, 13 de março de 2009

terça-feira, 10 de março de 2009

Sub 16, Camp. Nacional

2ª jornada: Sanjoanense 86 x 57 Ginásio
3ª jornada: Basquete de Leça 73 x 35 Ginásio

segunda-feira, 9 de março de 2009

Minis 12

Novo convívio para os nossos minis 12. 
Foi na manhã de Sábado, organizado pelo Sp. Figueirense e que contou com a presença das meninas do Clube anfitrião, das meninas do B.C. Cantanhede e com as nossas duas equipas (19 meninos!).
Boa organização.

Sub 14 A, Torneio Nacional 1ª Fase (Centro)

Ginásio 88 x 53 Ovarense
"Perante o adversário que mais dificuldades tinha criado ao Ginásio na 1ª volta, a Ovarense voltou a perder, desta vez por 88 - 53 com 42 - 33 ao intervalo.
Com um início fulgurante 21- 0, os Ginasistas realizaram um 2º período menos positivo, permitindo uma aproximação do adversário no marcador.
A 2ª parte foi totalmente dominada pelo Ginásio, com uma exibição brilhante a todos os níveis, conquistando mais uma vitória por margem que não deixa dúvidas."
 
Atletas convocados:
  • Fernando Rolo (11)
  • Pedro Mota
  • João Simões (2)
  • Pedro Marques (20)
  • Duarte Cardoso (19)
  • André Carvalho (13)
  • Gonçalo Miguéis
  • Alexandre Tiago (13)
  • Pedro Campos (2)
  • Miguel Augusto
  • Miguel Lemos (8)
  • Bernardo Furet

domingo, 8 de março de 2009

Sub 18, Inter Associações

Illiabum 67 X 66 Ginásio

1º Período: 19 – 16                 2º Período: 19 – 13

3º Período: 14 – 20                4º Período: 14 - 18

Jogadores convocados:

Diogo Boieiro

João Monteiro

Diogo Monteiro (8)

P. Salvador

P. Simões

Ricardo Rosa (8)

Filipe Dionísio (11)

Ruben Carvalho (14)

Tiago Santos

Nuno Pereira (22)

André Silva (3).

sexta-feira, 6 de março de 2009

Jogos no Galamba Marques

1º Aniversário

Esta semana o nosso Blog completou 1 ano de existência!
O entusiasmo e insegurança inicial deu lugar a uma rotina (por vezes muito difícil de assegurar...) e consolidação deste projecto.
O retorno que recebemos é positivo!
Citando um treinador consagrado:
 "... não é fácil exigir nada a ninguém. O que é fácil é dizer - o fulano devia de exigir a ..."
(Aíto G. Reneses).

quarta-feira, 4 de março de 2009

Bons Exemplos

Não será necessário ir tão longe para encontrar bons exemplos a seguir pelos nossos jovens! 

A nossa equipa sénior é composta por jogadores capazes de personalizar isso mesmo.

 

Contudo, este “menino” não nos pode deixar indiferentes. 

O seu nome é Ricard Rubio Vives, mais conhecido por Ricky Rubio

Tem 18 anos, iniciou a sua carreira profissional aos 15, na equipa onde ainda joga - DKV Joventud (Liga ACB de Espanha), é figura decisiva na sua equipa e na selecção do seu país (ao lado de nomes como os irmãos Gasol, Calderón, Navarro, ...), muito cobiçado por equipas da NBA e senhor de uma humildade e feitio exemplar!

Aqui fica um pequeno vídeo a ilustrar tudo isto, contra Portugal, onde nos fés umas grandes maldades!

Qualquer pesquisa na Internet pode testemunhar estas e outras qualidades deste “fenómeno”.

É seguramente um grande exemplo a seguir por todos!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Sub 16, Camp. Nacional

Ginásio 53 x 41 PT
Numa partida nem sempre bem jogada, com muitos erros de parte a parte, valeu o último período para abrir no marcador. 
Uma vitória por 12 pontos que não reflecte o equilibrio patente ao longo do jogo.
Atletas convocados: 
André Oliveira
André Rodrigues
Rodrigo Santos
Gonçalo Madeira
Ricardo Madeira
Daniel Pires
Ricardo Granada
Gonçalo Argel
Livan Tejeda
Sérgio Gonçalves
Adriano Andrade.

domingo, 1 de março de 2009

Sub 18, Inter Associações

Ginásio 76 x 61 Olivais
Saborosa vitória contra um rival regional que ainda não tinha-mos conseguido vencer esta época. 
Resultado seguro com o 4º período a ser decisivo.
1º Período:                  19 – 16                                    
2º Período:                  12 – 12
3º Período:                  21 – 19                                    
4º Período:                  24 - 14

 

Jogadores convocados

Diogo Boieiro

João Monteiro

José Dória (20)

Diogo Monteiro (20)

P. Salvador (2)

P. Simões (2)

Ricardo Rosa (9)

Filipe Dionísio (4)

Ruben Carvalho (2)

Tiago Santos

Nuno Pereira (7)

André Silva (10)

Sub 14 A, Torneio Nacional 1ª Fase (Centro)

"Na sua deslocação a Sangalhos, os iniciados "A" do Ginásio confirmaram a liderança nesta fase do Torneio Nacional, ao derrotarem a equipa local, 2ª classificada, por 48 - 71 com 27 - 34 ao intervalo.

Os Ginasistas, sem realizar uma boa exibição, souberam gerir o marcador, sempre em vantagem, embora tivessem permitido uma aproximação do adversário até 5 pontos, no início do 3º período.

Sentindo o perigo, os figueirenses aumentaram a sua agressividade defensiva, obrigando o adversário a cometer mais erros, conseguindo cestos fáceis em contra-ataque e o consequente disparar no marcador."

 

A equipa foi composta pelos seguintes atletas:

 

  • Fernando Rolo
  • Pedro Mota (2)
  • João Simões (3)
  • Pedro Marques (20)
  • Duarte Cardoso (6)
  • André Carvalho (14)
  • Gonçalo Miguéis
  • Alexandre Tiago (11)
  • Pedro Campos (2)
  • Miguel Lemos (13)
  • António Cunha

Sub 14 B

Cantanhede 46 x 50 Ginásio

Primeira parte descontrolada do Ginásio e comando do marcador pelo Cantanhede. Segunda parte com uma maior concentração permitiu o ascendente e vitória do Ginásio.

Jogaram e marcaram:

João Gonçalves

Alberto Teixeira

Gonçalo Dias 8

André Silva 2

Bernardo Neves 11

Miguel Neto

Eduardo Henriques 2

Marcelo Santos 2

Diogo Araújo

Bruno Marques 5

Guilherme Santos 3

Nuno Bonfim 17.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

5 Iniciados e 4 Cadetes nas Selecções Distritais

MINIS 8

Com a presença dos mais jovens jogadores/as da AAC, BCC e Ginásio, realizou-se na bonita manhã de sábado o convívio de minis 8.
Com a animação, espontaneidade, inocência e alegria característica deste escalão, foi um convívio bem divertido!
Um reconhecimento devido aos treinadores presentes que enquadraram as suas equipas de forma exemplar.
Obrigado aos atletas das nossas equipas de sub14 (B e C) que prestaram uma ajuda importante na arbitragem.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sub 14 C

AAC b 26 x 52 Ginásio C
              4-Alexandre                5-Daniel Ferreira                6-Eduardo Silva                7-Micael Oliveira                8-Pedro Silva                9-Pedro Cecílio                10-Pedro Cordeiro                11-Tiago Gil                14-Joao Lé                15-João Soares 
Seccionista- António Gil Treinador- Mauro Leitão   A nossa equipa C conquistou a sua primeira vitória
Com uma melhor organizaçâo e confiança em campo assim como um melhor dominio dos fundamentos técnicos do basquete, a vitória acabou por surgir naturalmente. 
O trabalho realizado e o melhor empenho dos atletas durante os treinos começa a dar frutos. 
Está de PARABÉNS toda a equipa!

Mães & Pais

Pelo retorno que nos fizeram chegar as mães e os pais presentes, estamos muito contentes pelo sucesso desta iniciativa.
Com a ajuda preciosa do Comité Distrital de MiniBasquete (na figura do Sr. José Manuel e da prof. Isabel Lemos), dos NOSSOS treinadores de minis 12 José Costa e Romero Júnior e a adesão dos pais,  foi possível organizar uma manhã de sábado tão divertida. 
Ficou a sensação de que podemos/devemos repetir a iniciativa!
Mais contentes ficámos depois de receber o CERTIFICADO DE QUALIDADE, passado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, relativo ao trabalho realizado no MiniBasquete na época 2007/2008. 
A todos os que tornaram este reconhecimento possível (atletas, pais, seccionistas, treinadores) o nosso sincero OBRIGADO!

T. Inter-Associações SUB18